O sistema de câmeras de segurança Ă© um recurso importante na segurança de um condomĂnio quando utilizado de forma eficiente, eficaz e efetiva.
A efetividade se um sistema de monitoramento por câmeras é percebida quando as câmeras geram imagens adequadas à sua função.
Uma câmera colocada em um ponto de acesso deve registar a fisionomia da pessoa de forma que ela possa ser reconhecida futuramente. Seguindo esse princĂpio as câmeras destinadas a identificação de pessoas sĂŁo instaladas na entrada de pedestre e veĂculos, nos elevadores e nas entradas da escada de emergĂŞncia do tĂ©rreo, do subsolo d na entrada de estacionamento.
Deve-se focar na identificação do condutor e da placa do veĂculo. Em alguns casos as laterais do veĂculo tambĂ©m podem ser registradas por outras câmeras, o que na prática permite o esclarecimento das colisões que ocorrem no estacionamento.
As câmeras com função de monitoramento devem estar dispostas em áreas mais amplas com o objetivo de registrar as imagens de circulação de pessoas e veĂculos bem como de situações comportamentais.
As cameras com função de detecção que compõem o circuito estĂŁo integradas a um software de análise ou a um equipamento de sensoriamento que tem por finalidade alertar o colaborador que atua na atividade de monitoramento chamando sua atenção para a ocorrĂŞncia de um evento especĂfico.
É comum encontrar na portaria do condomĂnio um monitor exibindo as imagens de todas as câmeras, dificultando a percepção do colaborador sobre o real interesse do sistema que Ă© o controle de acesso. A recomendação Ă© que sejam definidas quais câmeras devem ser exibidas no monitor da portaria e quais devem ter apenas as gravações registradas.
Desta forma o seu colaborador terá foco apenas no controle de acesso. Nesse sentido as imagens da entrada do estacionamento, dos elevadores e da entrada de escada de emergência devem ser priorizadas.
Nos condomĂnios de pequeno porte o colaborador que atua na portaria deve ser treinado para verificar as imagens do elevador apĂłs o acesso do veĂculo do morador desta forma ele confirma que o morador está sozinho ou que ele conhece todos os acompanhantes
As gravações devem ser guardadas apenas no condomĂnio?
Com o tempo de gravação recomendado para condomĂnio sendo de no mĂnimo de 30 dias, as imagens devem ser gravadas no condomĂnio e algumas imagens podem ser compartilhadas com uma central de monitoramento externo. No caso de uma ação criminosa as imagens a serem preservadas sĂŁo as do acesso e da portaria. Uma boa opção para backup de redundância Ă© a contratação de serviços de armazenamento de imagens em nuvem.
É recomendada a implantação de procedimentos de ronda que devem ser feitos mediante uma programação e elaboração de relatórios.
O conjunto de medidas e equipamentos que vocĂŞ utiliza na segurança do seu condomĂnio deve gerar duas sensações a primeira Ă© a sensação de segurança que Ă© direcionada para o morador a segunda Ă© a sensação de impotĂŞncia que deve ser direcionada para os criminosos, causando o efeito de inibição.
Criminosos geralmente não escolhem seus alvos aleatoriamente, eles observam e planejam suas ações contra alvos que percebem estar mais vulneráveis.