Segundo estatÃsticas, uma casa é furtada a  cada 50 minutos em Curitiba.
Os dados revelam importantes detalhes sobre as ações de crimonosos. Bairros, horários, dias da semana, todas as informações foram reunidas em um gráfico que indica os locais e momentos de maior vulnerabilidade na capital paranaense.
fonte: Gazeta do Povo
Infográfico: Gazeta do povo
Câmeras de segurança inibem crimes
Os ladrões buscam situações confortáveis para cometer seu s crimes.
Meio da semana á tarde é o momento mais propÃcio para furtos, pois são os dias e horários em que as casas estão sozinhas, a vizinhança está vazia e em maior vulnerabilidade.
Neste momento o ladrão vai escolher o alvo mais fácil, os furtos geralmente ocorrem pela porta da frente. Na grande maioria das vezes, o ladrão vai tocar a campainha ou bater palmas no portão para verificar se há alguém na casa.
Serrar um cadeado ou arrombar um portão é algo mais discreto do que subir em um muro. As portas, geralmente de madeira, não aguentam mais que alguns poucos chutes até se abrirem. Estas atividades geralmente passam despercebidas e o furto só é conhecido quando o morador chega em casa.
A presença de câmeras de segurança e sistemas de alarme, além de cumprir sua função de alerta e registro, tem uma importante atuação na inibição de ocorrências, desencorajando o ladrão, fazendo  com que ele procure um alvo mais vulnerável.