Cameras e alarmes

Sensoriamento periférico tem grande eficiência na prevenção de furtos

Bandidos procuram o momento e o local ideal para cometer furtos e roubos.
A presença de câmeras de segurança e alarmes age como fator de desencorajamento.

imagem-56

Em estudo feito pela Coordenadoria de Análise e Planejamento da Secretaria de Segurança do Paraná, em 2011 foram registrados 697 furtos e 162 roubos.

50% dos roubos ocorreram  entre as 20 e 23 horas. E 37% dos furtos (que acontecem quando não há ninguém em casa) ocorreram principalmente na terça e na quarta feira á tarde.
Os bairros mais populosos são os que registram o maior número de ocorrências. CIC, Xaxim, Cajuru, Sitio  Cercado e Boqueirão.
Ao considerar o número de ocorrências por habitante, aparecem na estatística bairros como Santa Felicidade, Boa vista, Mercês, Centro e Bairro Alto.

A grande maioria dos furtos ocorre pela porta da frente, geralmente o arrombamento ocorre em menos de 20 segundos sem mesmo usar qualquer tipo de equipamento ou ferramenta. geralmente a porta cede com alguns chutes. as mais resistentes feitas de madeira maciça aguentam alguns segundos a mais, até que o caixilho arrebente.

A grande maioria das ocorrências de arrombamento seguido de furto ocorre pela porta da frente 48%, em seguida a porta dos fundos 31%, arrombamento de janelas térreas são 15%, outros 3% ocorrem com arrombamentos de garagens e os 3% restantes em locais variados como telhados e janelas superiores.

Estas estatísticas demonstram a importância do uso de um sistema de alarmes com sensoriamento periférico. O uso de barreiras invisíveis infra-vermelho e outros tipos de sensores detecta a intrusão no momento que o criminoso acessa seu quintal. Disparando o alarme antes mesmo de o invasor chegar á sua porta.

A grande maioria dos casos de furto/roubo o criminoso levou apenas 20 segundos para entrar no imóvel e não permaneceu lá por mais que 5 minutos.

Um sistema de detecção periférica permite alerta antecipado, constrangendo o ladrão a se evadir do local não lhe dando estes poucos segundos de tranquilidade para cometer o arrombamento.

Enquanto as ocorrências de roubos (assalto á mão armada) são registradas em sua maioria á noite, os furtos (roubos  ocorridos quando não há ninguém na casa) ocorrem em sua maioria á tarde no meio da semana.  Observando estas estatísticas, percebemos que o ladrão procura momentos mais propícios para cometer o crime, ele sempre vai escolher o local e momento mais fácil, vai procurar locais desprotegidos, sem presença de pessoas, oculto aos olhos de vizinhos e transeuntes.

Câmeras de segurança e alarmes tem uma grande importância neste caso agindo como fator de desencorajamento.  Na grande maioria das vezes nossos clientes nos procuram e no momento da visita técnica solicitam que o projeto  de instalação seja feito de forma a esconder as câmeras e os sensores. Porém as estatísticas indicam que ao perceber a presença de um sistema de CFTV o bandido percebe uma maior dificuldade e prefere escolher outro local para cometer seu crime.

Um sistema de câmeras pode ser configurado para enviar um alerta assim que uma área da imagem for ultrapassada, você pode ser avisado pelo celular se alguém que estava caminhando na rua se aproximar de seu muro. você pode ter imagens ao vivo do momento em que alguém esteja procurando um jeito de entrar em sua residência.

Este alerta pode também ser emitido por uma central de alarme integrada ao sistema de câmeras. E através de um aplicativo no celular você pode acionar equipamentos elétricos em sua casa remotamente, pode acender as luzes simulando a presença de pessoas na casa ou pode até mesmo acionar um portão eletrônico instalado no canil que soltará os cachorros.

Tudo isso pode ser acionado por você através do celular ou pode ser programado para  funcionar automaticamente assim que alguém se aproxime do portão da casa sem que seja necessário haver disparo de alarme para isso.